VOCÊ É O VISITANTE NÚMERO:
Por sua grande extensão territorial e pela diversidade cultural, não existe no Brasil uma homogeneidade no uso dos nomes populares das aves. Uma espécie pode ter nomes diferentes em diferentes regiões e mesmo ser conhecida por múltiplos nomes numa só localidade; além disso, certos nomes podem ser aplicados indistintamente a várias espécies, inclusive em uma mesma localidade. Assim os nomes populares das aves adotados neste site são os mesmos que o Comitê Brasileiro de Registros ornitológicos adota oficialmente.
Uruana de Minas se insere no bioma do cerrado e até a presente data foram registrados 338 espécies pertencentes a 61 famílias de 26 ordens diferentes, uma diversidade considerável, visto que o município possui a menor área territorial do Noroeste de Minas. Neste site faremos referência apenas a aves registradas fotograficamente, não considerando simples avistamentos. Acreditamos que este numero de espécies possa chegar em breve a 350.

BEM-VINDOS AO
SITE DE AVES DE URUANA DE MINAS!
Site com paleta de cores vivas, que combina com o colorido das aves, ao contrario do padrão de sites "clean". Um site a moda antiga.
Trazendo fotografias das aves da região em seu ambiente natural.

Este site tem o objetivo de divulgar a riqueza da avifauna do município de Uruana de Minas localizado no Noroeste Mineiro.

Foram cadastradas no município 338 espécies de aves todas documentadas fotograficamente em seu habitat natural.
DIGA NÃO AS GAIOLAS

No Brasil existem 1.919 espécies de aves, sendo que 164 delas são consideradas globalmente ameaçadas de extinção.
Faça aqui download a lista das espécies ameaçadas.
Baixe as últimas alterações da lista.

Para conhecer um pouco mais das aves basta parar o mouse na foto desejada e irá aparecer uma tarja com maiores informações.
Caso queira passar cada foto por vez executar o duplo clique na foto.
AVES

Irré - Myiarchus swainsoni - Muito semelhante à Maria cavaleira (Myiarchus ferox), porém os tons da cabeça e pescoço são mais esmaecidos do que as costas, característica visível sob boa iluminação. É menos comum na região de Uruana e pode ser distinguido pelo canto característico um chamado choroso, curto, repetido várias vezes em intervalos curtos. É mais escutado no começo da manhã.

Thamnophilus torquatus - Essa espécie não chama muito a atenção, porém seu canto é inconfundível. Mede 14 centímetros. Para a identificação dessa espécie o píleo do macho é preto e peito da fêmea é liso.

Conhecido na região pelo nome de sofrê, esta presente em toda bacia do rio São Miguel e quintais, onde procura frutas. Seu canto é admirável e é perseguido por gaioleiros.

Irré - Myiarchus swainsoni - Muito semelhante à Maria cavaleira (Myiarchus ferox), porém os tons da cabeça e pescoço são mais esmaecidos do que as costas, característica visível sob boa iluminação. É menos comum na região de Uruana e pode ser distinguido pelo canto característico um chamado choroso, curto, repetido várias vezes em intervalos curtos. É mais escutado no começo da manhã.
BAIXE AS ALTERAÇÕES NA NOVA LISTA DE AVES DO BRASIL- CBRO - 2016
A lista oficial das aves do Brasil editado pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos traz alterações importantes. Uma mudança muito bem vinda que inclui modificações em muitos nomes comuns. Por exemplo, os sanhaçus agora são sanhaços, os nomes que terminavam com verdadeiro deixaram de ter a palavra “verdadeiro” no final. EX: Trinca Ferro verdadeiro agora é Trinca ferro, O Vira bosta é Chupim, a Graúna é Pássaro preto, a Pomba de bando é Avoante e o Pombão agora é Asa branca. Houve mudanças nas garças e psitacídeos e muitos outros em torno de 100 alterações. Se você quiser conhecer mais CLIQUE nos arquivos abaixo e baixe a tabela em Excel ou PDF.
Através da Portaria Nº 287, DE 12 DE JULHO DE 2018 o Ministério do Meio Ambiente, reconhece os Sítios da Aliança Brasileira para Extinção Zero - Sítios-BAZE. - como as áreas que abrigam os últimos refúgios de espécies ameaçadas de extinção, classificadas nas categorias de ameaça "Em Perigo" (EN) ou "Criticamente em Perigo" (CR), segundo as Listas Oficiais de Espécies da Fauna e da Flora Brasileiras Ameaçadas de Extinção e cuja distribuição geográfica seja restrita a um ou poucos locais muito próximos entre si. Baixe o mapa aqui.
