VOCÊ É O VISITANTE NÚMERO:
Por sua grande extensão territorial e pela diversidade cultural, não existe no Brasil uma homogeneidade no uso dos nomes populares das aves. Uma espécie pode ter nomes diferentes em diferentes regiões e mesmo ser conhecida por múltiplos nomes numa só localidade; além disso, certos nomes podem ser aplicados indistintamente a várias espécies, inclusive em uma mesma localidade. Assim os nomes populares das aves adotados neste site são os mesmos que o Comitê Brasileiro de Registros ornitológicos adota oficialmente.
Uruana de Minas se insere no bioma do cerrado e até a presente data foram registrados 338 espécies pertencentes a 61 famílias de 26 ordens diferentes, uma diversidade considerável, visto que o município possui a menor área territorial do Noroeste de Minas. Neste site faremos referência apenas a aves registradas fotograficamente, não considerando simples avistamentos. Acreditamos que este numero de espécies possa chegar em breve a 350.

AMBIENTES
As aves ocupam todos os ambientes do planeta desde os desertos quentes até os polos mais gelados. Existem aproximadamente 10.000 espécies no planeta, sendo que no Brasil são aproximadamente 1919 espécies, ou seja, aproximadamente 19% do total de espécies existentes. Uruana de Minas ocupa o bioma do cerrado e em suas diversas fitofisionomias 338 espécies possuem registro fotográfico, no entanto calcula-se um numero total de espécies em torno de 380. O município é cortado pelo rio São Miguel e vários afluentes tais como: córrego Jiboia, córrego Suçuarana, córrego Pasto dos Bois entre outros. Apresentamos aqui alguns registros fotográficos das aves no ambiente em que são mais comumente encontradas, embora elas possam variar sua frequência durante as estações do ano e também migrar para outro ambiente que lhes proporcionem melhores condições de vida.
IMPORTANTE SALIENTAR QUE iNDEPENDENTEMENTE DO HABITAT PRINCIPAL QUE A AVE OCUPE, QUANTO MAIS DEGRADAÇÃO HOUVER NO AMBIENTE, MENOR SERÁ A BIODIVERSIDADE.

